Histórico

      A entidade foi fundada no dia 23 de novembro de 1941, pelos seus sócio-fundadores, entre eles o Senhor Osvaldo Ritzel. No ano seguinte, em 17 de março a Associação filia-se a Federasul (Federação das Associações do Rio Grande do Sul), dando um importante passo para o fortalecimento e a consolidação desta associação que há pouco havia nascido.

     Em 1998, a ACIC passa por uma nova etapa de mudanças e de grande fortalecimento, com o início de uma nova gestão, de uma nova diretoria com a participação de pessoas que até hoje ajudam de alguma forma no dia a dia da entidade. Nesta época, a ACIC localizava-se em uma sala cedida pela Prefeitura Municipal de Candelária, no ginásio municipal de esportes da cidade. Naquele mesmo ano, a Associação possuía 33 empresas associadas, e, aumentar este quadro associativo era a principal meta da diretoria que naquele dia assumia.

      Em novembro desse mesmo ano, a ACIC muda a sua sede social para uma sala locada, mais ampla, na Rua Pinheiro Machado 385, na sala 201. Em fevereiro de 2002, novamente a Associação troca o local de sua sede, agora, localizada no mesmo prédio, trocando apenas de sala, a 207 e, alugando ainda, uma sala mais ampla, para servir de auditório, onde se podia então, atender a realização de cursos, palestras e reuniões promovidas pela entidade e para servir a eventos de seus associados.

      Ao longo de todos esses anos, a Associação foi importante e decisiva, tanto para seus associados como para a comunidade em geral, promovendo eventos e parcerias, apoiando e participando de projetos realizados no município, como o parque de eventos, hoje em total funcionamento, realização de palestras motivacionais, doações e parcerias com entidades de caridade, entre outros.

     Em resumo, no decorrer dos anos, a Associação do Comércio e Indústria de Candelária proporcionou cursos, palestras, consultorias, além das mais diversas parcerias possíveis, visando sempre a atender da melhor forma possível os seus associados e ajudar no desenvolvimento do Município.

     Ainda, além dessas ações, a empresa proporcionou eventos que já se tornaram rotineira, agitando o meio empresarial de Candelária, como: a Promoção Sonho de Natal; Promoção Liquida Candelária; Expocande, maior feira comercial do Município, onde em várias edições teve em sua comissão organizadora, membros da diretoria da Associação, trabalhando e coordenando para que o evento fosse um sucesso; Decoração Natalina da cidade, em que a ACIC oferece apoio financeiro, garantindo assim, que a decoração fosse destaque na Região do Vale do Rio Pardo e o Baile da ACIC, que movimentam a sociedade candelariense, os associados e colaboradores.

     Mas o grande objetivo dessa diretoria era de ter sua sede própria, que se deu início no mês de junho de 2008 e que depois de 3 anos e meio ficara pronta. Foi inaugurada no dia 23 de novembro de 2011, situada na Avenida Marechal Deodoro, nº 432 e é composta de dois pavimentos, sendo que no térreo funciona a secretaria da entidade, além de mais três salas para locação e no segundo pavimento há um auditório com capacidade para 360 pessoas, totalizando uma área de 790m². 

     A  Associação do Comércio e Indústria de Candelária oferece alguns serviços que são prestados pela a entidade aos seus associados, nos quais segue: