NOTA: Reabertura do Comércio em Candelária

NOTA

Ref.: Reabertura do Comércio em Candelária

 

Prezados associados:

Através de seu presidente, a ACIC esteve em reunião com o Gabinete de Enfrentamento ao COVID-19 na tarde da quinta-feira, 26. A pauta da reunião foi a reabertura do comércio, entre outros assuntos. Sensível a situação o poder executivo anunciou a prorrogação das cobranças dos tributos municipais por 30 dias.

Quanto a reabertura do comércio, em análise do comitê, neste momento ainda não é recomendada. E, caso o prefeito revogasse o decreto, mesmo assim o comércio em geral não poderia abrir devido ao fato de que, há um decreto estadual que regula estes casos, e estamos sujeitos a este também. Então qualquer movimento, só terá efeito mediante a revogação do Decreto Estadual.

Tendo dito isso, informo que esta entidade está se articulando em nível estadual através da Federasul. Inclusive, deste movimento surgiu o manifesto, em conjunto com a Fiergs e Fecomércio, com pedido direto ao Governo estadual. Esta união tem um peso representativo, já que na Federasul são 157 entidades representadas, conforme divulgado no site da federação: http://www.famurs.com.br/noticias/famurs-propoe-decreto-unico-para-estado-e-municipios/

É momento de muita cautela, não podemos deixar as emoções tomarem conta, temos que ser racionais, não sabemos o dia de amanhã, e forçar as coisas pode nos colocar numa situação de responsabilidades sobre vidas humanas. Por esse motivo, os governantes não decretaram a liberação para a reabertura do comércio ainda. Não querem correr esse risco.

Compactuo da mesma angústia de todos, contas vencendo, funcionários a pagar.  Minha posição, enquanto empresário é sim pela retomada gradual das atividades, respeitadas as medidas de segurança determinadas pelas autoridades. Mas também entendo que teremos que ter cautela, analisar a evolução dos casos locais. Enquanto isso, não se exponham a riscos desnecessários.  A ACIC está na defesa dos interesses da indústria e comércio.

 

Candelária, 27 de Março de 2020.

 

Flávio Karnopp

Presidente da ACIC

Compartilhar

CRÉDITOS: DIVULGAÇÃO